terça-feira, 3 de setembro de 2013

PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA: CAFÉ

PRODUÇÃO:
Pâmela Kestering
Flávia Chagas
Caroline Alves
Laís Santos


ANNIE LEIBOVTZ

http://www.slideboom.com/presentations/817855/Annie-Leibovtz

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Annie_Leibovitz

LUZ DE JANELA


CARTÃO COR

O cartão cor  possui  24 quadrados coloridos; Serve para calibrar o balanço de cores de câmeras fotográficas, scanners, impressoras, monitores e emulsões de filmes. O objetivo final é reproduzir as cores com fidelidade e sem desvios. Uma das características fundamentais deste cartão é que ele reflete as cores sempre da mesma forma em qualquer parte do espectro luminoso. Seja em estúdio com flash ou luz contínua, seja ao ar livre em qualquer horário do dia, as cores refletidas serão sempre as mesmas.    
    Ou seja.  O cartão cor  faz com que temos um branco perfeito nas fotografias fazendo assim com que as cores fique com  maior qualidade e cores fiéis na impressão.


FONTE: http://anaprimazfotografia.blogspot.com.br/2012/10/uilu-definicao-de-cartao-cor.html

CARTÃO CINZA

cartão cinza (em inglêsgrey card) para uso em fotografia é usado em conjunto com um exposímetro para obter imagens fotográficas consistentes.
Um cartão cinza é um objeto plano com uma cor cinza neutra que reflete as cores do espectro luminoso de modo plano. O cartão cinza comercializado pela Kodak apresenta uma reflectância de 18%.
A reflectância de 18% é uma média matemática resultante da reflectância de 3% para o preto e de 90% para o branco.

APLICAÇÃO
O cartão cinza é usado frequentemente em estúdios fotográficos como um padrão de referência para se determinar o valor de exposição (EV) correto para a tomada fotográfica.
A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário levando-se em conta o ângulo da luz que incide sobre ele e a direção da tomada fotográfica.
Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário.
Um cartão cinza médio neutro além de auxiliar na determinação do valor de exposição correto também serve como referência para o balanço de cores. O cartão cinza neutro permite que a câmeras com recurso de white balance efetuem compensação prévia das cores da iluminação ambiente.
Um cartão cinza neutro também pode ser usado para processar o balanço de cores na fase pós-produção. Para isso, uma foto do cartão cinza neutro é tomada e o software de tratamento de imagens usa os dados dos pixels da área do cartão cinza da foto para corrigir o balanço de branco da imagem como um todo ou de toda uma seção de fotos obtidas nas mesmas condições de iluminação.
A maioria das câmeras digitais efetua um razoável controle de cor e, na maioria das vezes, o uso do cartão cinza não se faz necessário, porém os fotógrafos profissionais costumam considerar o cartão cinza uma parte essencial do processo de fotografia digital.
Os cartões cinza são feitos de plásticopapel espuma. Na falta de um cartão cinza, alguns fotógrafos procuram superfícies brancas neutras ou cinzas como um papel branco, uma parede de concreto ou pedra, ou uma camiseta branca que possa ser usada no lugar do cartão cinza.

LUZ

luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível.Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz

PROPRIEDADES FÍSICO-ÓPTICAS DA LUZ

Propriedades físico-ópticas da Luz

óptica é um ramo da Física que estuda a luz ou, mais amplamente, a radiação eletromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenômenos de reflexãorefração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outras coisas.

Óptica física: é a parte da óptica que estuda os fenômenos ópticos levando-se em conta a teoria sobre a composição da luz.

Essa está muito presente no cotidiano, sua aplicação vai desde o uso dos óculos ao uso dos mais eficientes e sofisticados equipamentos utilizados para pesquisas científicas como, por exemplo, os aparelhos de telescópio e microscópio. São algumas das aplicações da óptica:

Na correção de defeitos visuais;

Na construção de instrumentos de observação como, por exemplo, os telescópios e microscópios;

Utilizado em câmeras fotográficas e na cinematografia. Entre muitas outras aplicações.

Fenômenos da luz:
Transmissão: é produzida quando a luz atravessa um objeto colorido. Parte da luz vai ser absorvida e parte vai ser transmitida por esse objeto.

Reflexão: acontece quando a luz chega a um objeto e rebate ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira direta ou difusa.
1. Direta: é produzida quando a luz reflete de uma superfície lisa (espelho). A luz vai refletir no mesmo ângulo no qual incide/chega a essa superfície. Lei da reflexão.
2. Difusa: é produzida quando a luz chega a uma superfície ou objeto que tem textura, (parede com textura).
Uma reflexão difusa vai produzir uma luz mais suave do que uma reflexão direta. Também vai gerar menos contraste na cena, sombras mais claras e uma transição mais suave entre luzes e sombras.
Uma reflexão direta vai produzir uma luz mais intensa, maior contraste e sombras mais escuras e bem definidas.

Absorção: Consiste na diminuição da energia de uma radiação, neste caso a luz, na sua passagem através da matéria, isto é, uma acumulação na matéria de parte da energia proveniente de radiações luminosas.

Refração: É o fenômeno que ocorre com a luz quando ela passar de um meio homogêneo e transparente para outro meio também homogêneo e transparente. 
Difração: Denomina o desvio sofrido pala luz ao passar por um obstáculo, tal como as bordas de uma fenda em um anteparo.

Polarização: É quando a luz que se propaga em todos os planos, passa por uma fenda a qual "drena" essas ondas, deixando ela em uma só, assim passa a se propagar em um único plano.